Meus queridos leitores.
Hoje o seu blogueiro favorito e o colaborador Ricardo Quintana estão fazendo um "Fogo Cruzado" com posts sobre animação e a Cidade Maravilhosa.
Enquanto o "Já estava assim quando eu cheguei!" vai publicar o texto do Sr. Quintana, o Blog da Pandora vai publicar um post meu.
Leia este post e corra para o Blog da Pandora para conferir o meu texto.
Com a palavra... Ricardo Quintana.
Estamos vivendo uma época histórica. A animação Rio que estreou nos cinemas brasileiros, antes mesmo que nos gringos, é um sucesso.
Mas, e a 50 anos atrás? Alias, mais de 50 anos.
No final dos anos 40, começo dos 50, o mundo acabava de sair de uma guerra mundial e a sombra do comunismo assombrava os Estados Unidos, que tinha como presidente Harry Truman e um certo Senador Joseph MacCarthy, que comandava uma verdadeira “caçada as Bruxas” um movimento vergonhoso de delação e perseguição à colaboradores do comunismo.
Era uma época histérica. O medo do comunismo era tanto que o governo americano pediu a Walt Disney, que fizesse filmes sobre o Brasil, para tentar uma aproximação maior e assim, impedir que o Brasil se tornasse comunista.
Quem ganhou com isso? Nós, é claro!
Aquarela do Brasil, ou Watercolor of Brazil, como eles dizem por lá é simplesmente FANTÁSTICA. Inteirinha feita a mão, sem nenhum dos recursos gráficos existentes nos dias de hoje, sem 3D, sem renderização, sem efeitos especiais.
Em Aquarela do Brasil somos apresentados ao Sr. José Carioca, um nobre e serio senhor de gravata borboleta, camisa de colarinho alto, paletó e guarda-chuva, que leva seu ídolo, o Pato Donald, para um tour pelo Rio de Janeiro, com direito a samba, cachaça e charuto (como era boa a época em que o politicamente correto não era obrigatório).
Neste filme já é possível ver o calor do povo brasileiro, quando o Pato Donald quer “apertar” a mão do Zé Carioca e ganha um superabraço, coisa que os gringos devem estranhar (e amar) desde aquela época.
E ainda foram feitos muitos outros filmes como:
http://youtu.be/0Kx7UdRJIYY
Mesmo que intenção original tenha sido puramente imperialista, tanto a terra do Tio Sam como a terra do Samba ganharam belas obras de animação.
Mesmo que intenção original tenha sido puramente imperialista, tanto a terra do Tio Sam como a terra do Samba ganharam belas obras de animação.
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