sábado, 9 de janeiro de 2010

Stop Motion Mania

Stop Motion é um dos assuntos recorrentes tanto neste Blog como nas minhas DICAS DE VÍDEO.

Sabe por que?

Por que eu adoro Stop Motion... ué!

Mas o que extamente é Stop Motion?

Vamos lá... o termo stop motion quer dizer: stop = parado + motion = movimento.

Esta é uma técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro.

Basta utilizar uma câmera fotográfica, uma filmadora e até desenhos no papel ou no computador. Só é preciso filmar e pausar; mudar os personagens de lugar e soltar a tecla de pause; filmar e pausar de novo.

E assim até toda a sequência desejada estar pronta. Nesta fase pode ser acrescentadas efeitos sonoros como fala ou música.

Pode-se utilizar diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a masa de modelar (massinha).

No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

Alguns dos muitos filmes feitos com essa técnica são: O estranho mundo Jack, A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, James e o Pêssego Gigante e Wallace e Gromit A Batalha dos Vegetais.

Mas a animação que primeiro me cativou e me apresentou a técnica foi a bela história natalina Rudolph - A Rena Do Nariz Vermelho

Com essa verdadeira aula de Stop Motion, eu pretendo iniciar uma série de posts com vídeos feitos com essa técnica - "Stop Motion Mania".

Uma das maravilhas dessa técnicas é justamente "visitar" situações inusitadas... como se deparar como o famoso caçador de recompensas, da série Guerra nas Estrelas, Boba Fett executando a coreografia da música What a Feeling do filme Flashdance.

http://www.youtube.com/watch?v=8q24ExVCyyc

Ou se deparar com a totalmente improvável luta entre Bruce Lee e o Homem de Ferro... e com direito a um final mais improvável ainda! Hahaha!

http://www.youtube.com/watch?v=Ywu1DeqXTg4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Clicky Web Analytics