sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DICA DE DVD - O Enigma da Piramide

Depois dos fogos de ontem à noite... eu vou iniciar 2010 com um "fogo cruzado"... hehehe!

Calma, calma que eu vou me explicar!

Todos sabem que eu escrevo como colaborador no Blog da Pandora Escola de Desenho.

Agora chegou o momento do "Já estava assim quando eu cheguei!" receber o seu primeiro colaborador.

E de onde ele veio? Justamente da Pandora!

Fiquem com um ótimo texto do meu grande amigo Ricardo Quintana, Professor e sócio-proprietário da Pandora.



O Enigma da Piramide


Depois de assistir, pela zilionezima vez, O Enigma da Piramide (Young Sherlock Holmes), pensei com meus botões: Se o Arian dá uma força no blog da Pandora, por que, eu não posso fazer o mesmo com o “já estava assim quando eu cheguei”?

Então, vamos lá.

O Filme é do longínquo 1985, isso mesmo, 25 anos já se passaram desde sua produção. Mas, o mais engraçado é que, se eu nunca tivesse assistido antes e se alguém me dissesse que ele foi feito esse ano, daria pra engolir na boa. O ritmo, os enquadramentos, os cortes, a fotografia, quase tudo nele é atual. Obviamente os efeitos especiais são bem simples, mas hoje em dia tem filmes (se é que dá pra chamar aquelas coisas de filmes), com efeitos piores.



O Jovem Sherlock Holmes (ou O enigma da Pirâmide, como foi tão bem traduzido no Brasil) Tem produção executiva de Spielberg (fez um monte de filmes... se não sabe quem ele é, você não é desse planeta) , roteiro de Chris Columbus (Esqueceram de mimI e II, Harry Potter I e II) e direção de Barry Levinson (Bom Dia, Vietnam; Rain Man e A Esfera). Talvez, a formula esteja justamente ai, três cabeças completamente diferentes e juntos fizeram um filme anos à frente do seu tempo.

Ta bom, ta bom... o roteiro do Columbus não é tudo aquilo, não tem grande reviravoltas, nem grandes traições, nem vilões que passam rasteira em freiras atravessando a rua. Mas o resto esta tudo lá. E lembre-se, o filme tem 25 anos. Em 1985, ainda não existia essa onde de finais surpreendentes a’la Shyamalan, nem grandes costuras e amarrações a’la Tarantino e nem a adrenalina e os cortes ecalafabeticos do Michael Bay, então, um bom argumento (e isso ele tem) tinha que ser trabalhado com cuidado, talvez esse seja o maior pecado do “Enigma”, o excesso de zelo do Chris Columbus.


http://www.youtube.com/watch?v=wmyQVoBLDh0


Se você ainda não viu, corre lá. Em algum canto obscuro, de uma locadora na borda do tempo e do espaço, deve ter uma copia, assista e se não gostar, pode xingar o Arian A vontade.

Ricardo Quintana
Ilustrador Mambembe, Critico de Cinema Mequetrefe e um Zeloso Professor e sócio-proprietário da Pandora Escola de Arte, em seu primeiro e muito provavelmente único post no Já Estava Assim Quando Eu Cheguei (primeiro de muitos se depender deste seu querido blogueiro).

NOTA DO BLOG: ESTE FILME PODE SER ENCONTRADO NAS "BACIADAS" DAS LOJAS AMERICANAS POR R$ 12,90

Um comentário:

  1. Já vi esse filme várias vezes, vale muito a pena mesmo. Apesar de eu não ter essa "visão" dele estar a frente de seu tempo, acho que é natural vc sentir uma sensação boa depois de assisti-lo, não só pela história, mas como o Ricardo disse, por todas as fotografias que tem. Valeu pela dica, vou aaisitir denovo depoie de dar uma passada nas Americanas, huahauhau!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
Clicky Web Analytics