terça-feira, 10 de maio de 2011

A Animação e a "Cidade Maravilhosa"


Meus queridos leitores.


Hoje o seu blogueiro favorito e o colaborador Ricardo Quintana estão fazendo um "Fogo Cruzado" com posts sobre animação e a Cidade Maravilhosa.


Enquanto o "Já estava assim quando eu cheguei!" vai publicar o texto do Sr. Quintana, o Blog da Pandora vai publicar um post meu.


Leia este post e corra para o Blog da Pandora para conferir o meu texto.

Com a palavra... Ricardo Quintana.



Estamos vivendo uma época histórica. A animação Rio que estreou nos cinemas brasileiros, antes mesmo que nos gringos, é um sucesso.

  

Daqui a 50 anos, vão comentar sobre a animação, como foi feita, sobre as belezas naturais da Cidade Maravilhosa, como era o Brasil no ano 2011, etc...

Mas, e a 50 anos atrás? Alias, mais de 50 anos.

No final dos anos 40, começo dos 50, o mundo acabava de sair de uma guerra mundial e a sombra do comunismo assombrava os Estados Unidos, que tinha como presidente Harry Truman e um certo Senador Joseph MacCarthy, que comandava uma verdadeira “caçada as Bruxasum movimento vergonhoso de delação e perseguição à colaboradores do comunismo

Era uma época histérica. O medo do comunismo era tanto que o governo americano pediu a Walt Disney, que fizesse filmes sobre o Brasil, para tentar uma aproximação maior e assim, impedir que o Brasil se tornasse comunista.

Quem ganhou com isso? Nós, é claro!

Aquarela do Brasil, ou Watercolor of Brazil, como eles dizem por lá é simplesmente FANTÁSTICA. Inteirinha feita a mão, sem nenhum dos recursos gráficos existentes nos dias de hoje, sem 3D, sem renderização, sem efeitos especiais.



Em Aquarela do Brasil somos apresentados ao Sr. José Carioca, um nobre e serio senhor de gravata borboleta, camisa de colarinho alto, paletó e guarda-chuva, que leva seu ídolo, o Pato Donald, para um tour pelo Rio de Janeiro, com direito a samba, cachaça e charuto (como era boa a época em que o politicamente correto não era obrigatório).

Neste filme já é possível ver o calor do povo brasileiro, quando o Pato Donald quer “apertar” a mão do Zé Carioca e ganha um superabraço, coisa que os gringos devem estranhar (e amar) desde aquela época.

E ainda foram feitos muitos outros filmes como:

Você já foi a Bahia? 

http://youtu.be/JSBxYcxnhf8


A culpa é do samba


http://youtu.be/0Kx7UdRJIYY

Mesmo que intenção original tenha sido puramente imperialista, tanto a terra do Tio Sam como a terra do Samba ganharam belas obras de animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Clicky Web Analytics